Entendendo Karma Yoga

Bem-vindos de volta, amigos da rede gl… opa, quer dizer da rede yoga! Hoje, vamos nos aprofundar no conceito de Karma Yoga, uma prática milenar que transcende o tempo e o espaço, tendo sua origem formal na Bhagavad Gita, um texto sagrado que continua a orientar buscadores espirituais em todo o mundo. Assim, o texto pode ser antigo, mas o conhecimento ali contido não poderia ser mais necessário hoje em dia! Vamos ver de perto esse conceito de karma yoga que acabou gerando interpretações equivocadas como a de “ação desinteressada” (que esse tipo de nem existe!)

O que é Karma Yoga?

Karma Yoga, uma das muitas jóias da sabedoria antiga encontrada na Bhagavad Gita, é definido como o yoga da ação e, mais especificamente, ficou conhecido como o “caminho da ação desinteressada”. Como ponto de curiosidade, vale dizer que “karma” literalmente significa ação, ou seja, nada a ver (nesse contexto) com o ciclo de ação e resultado que conhecemos. Essa prática espiritual profunda é um convite para mergulharmos na vida diária com um coração pleno e mãos ativas, enquanto mantemos uma mente livre de apegos e expectativas. Trata-se de realizar nossos deveres e ações cotidianas com total dedicação, mas sem o peso do ego ou a ansiedade por resultados pessoais. É viver no mundo, desfrutando de sua plenitude, mas sem se deixar prender pelas suas correntezas. É ter as coisas, mas não deixar que elas nos tenham. Poético? Talvez. Necessário? Com certeza!

Mas, como que isso é feito? Parece algo inalcançável! E essa tal de “ação desinteressada”… existe mesmo?

Origens e Filosofia do Karma Yoga

A essência do Karma Yoga é apresentada na Bhagavad Gita, um diálogo entre o príncipe Arjuna e seu guia e cocheiro, o Senhor Krishna, no campo de batalha de Kurukshetra. No capítulo 2, verso 47 (Karma-yoga), este aconselha o segundo:
“Você está qualificado para realizar ações prescritas, não para definir os resultados. Nunca se considere a causa dos resultados das ações, e nunca se apegue à não realização de suas ações.”

Este verso destila a essência do Karma Yoga: agir sem deixar que a recompensa nos iluda. Como assim? Bom, para entender isso é preciso notar que por melhor que o resultado das ações seja, eles nunca vão dar nada senão uma alegria momentânea. Então, o truque não é agir “sem desejar resultados” (ação desinteressada), mas saber que nem o sucesso, nem o fracasso contém, em si, felidade.
O Senhor Krishna enfatiza a importância de cumprir com nosso dharma, ou nosso dever, com um espírito de desapego. Ao fazer isso, o praticante de Karma Yoga se move no mundo como uma força do Bem, livre do ciclo de desejo e aversão que frequentemente aprisiona o espírito.

Mais adiante, no capítulo 3, verso 9, Krishna elabora:

“As ações amarram as pessoas, a não ser quando elas são realizadas como um sacrifício. Portanto, ó filho de Kunti, execute suas obrigações por causa do sacrifício, sem apegar-se a seus resultados.”

Aqui, Krishna aponta para a ação como um sacrifício, uma oferenda ao divino, liberando o praticante das amarras do ego e do desejo pessoal. Este sacrifício não é uma perda, mas uma forma de libertação, que purifica o coração e a alma. “Eu ofereço minhas ações e recebo como um presente os resultados” – essa é a idéia.

Karma Yoga nos Ashramas

Nos ashramas – os centros de estudo e práticas espirituais da Índia -, a prática de Karma Yoga é um pilar fundamental. Os praticantes engajam-se em tarefas diárias e serviços comunitários, não buscando recompensas pessoais, mas como um meio de contribuir para o bem maior e desenvolver a humildade e a consciência espiritual. Nesse sentido, o karma yoga se define como uma ação altruísta, porém não é “desinteressado”, pois mesmo essas ações buscam o bem, só que de outras pessoas! Ações como construir casas, reparar rodovias, cuidar de um jardim ou cozinhar são muitas vezes todas feitas por voluntários.

 

A Prática de Karma Yoga

A prática do Karma Yoga é uma jornada de constante auto-observação e purificação. Envolvendo-se em ações com uma intenção clara e um coração desapegado, o karma yogi experimenta a verdadeira liberdade. Esta liberdade não é a ausência de responsabilidade, mas a compreensão profunda de que nossa verdadeira essência é eterna e imutável, além dos resultados transitórios de nossas ações. Por isso que o desapego é possível! Eu posso ter, posso não ter – minha felicidade não está contida no sucesso, nem no insucesso!

Karma Yoga nos ensina a agir como instrumentos do divino, executando nossas responsabilidades no mundo com amor e dedicação, mas sem o apego aos frutos dessas ações. Esta é a chave para a verdadeira paz interior e felicidade duradoura.

Praticar Karma Yoga pode ser tão simples quanto adaptar a intenção por trás de nossas ações diárias. Algumas sugestões incluem:

Realizar tarefas cotidianas com atenção plena e uma atitude de serviço. Como você encararia seu trabalho se você passasse a focar nas pessoas que ele ajuda?

Voluntariar-se em sua comunidade ou participar de projetos que visem o bem-estar coletivo. Como você se sentiria ao tirar o foco de você mesma(o)?

Praticar a gratidão e oferecer suas habilidades e tempo sem esperar nada em troca (além de um sorriso, um “obrigado”, ou pelo menos o fato de contribuir para um mundo melhor).

 

Benefícios da Prática

Praticar Karma Yoga tem inúmeros benefícios, tanto para o indivíduo quanto para a comunidade. Alguns destes incluem:

Desenvolvimento da Altruísmo: Ao realizar ações para o benefício de outros, cultivamos naturalmente qualidades como compaixão e empatia.

Redução do Ego: A prática ensina a domar do ego, porque o nosso foco muda de dentro para fora!

Paz Interior: Ao desapegar-se um pouquinho que seja dos resultados das ações, experimentamos uma profunda sensação de paz e contentamento, independentemente das circunstâncias externas.

Harmonia com o Dharma: Karma Yoga ajuda a alinhar nossas ações com nosso dharma, permitindo uma vida mais significativa e orientada para o propósito.

 

Considerações Finais

Embora o conceito de Karma Yoga possa parecer desafiador, é uma prática acessível e profundamente enriquecedora. A chave está na intenção por trás de cada ação. Como disse Krishna “a atitude de yoga é a equanimidade no sucesso ou no fracasso”. Ou seja, a atitude de acolhimento daquilo que nos vem a partir das ações.
Ao adotar uma abordagem altruísta e desapegada em nossa vida diária, podemos não apenas contribuir para um mundo melhor, mas também avançar em nossa própria jornada espiritual.

Karma Yoga nos lembra que cada momento é uma oportunidade para praticar o yoga da ação desinteressada. É um convite para viver de forma consciente, contribuindo para a harmonia universal e cultivando a paz interior.

 

Prefere ver em vídeo? Claro! Não seja por isso!

Quer ver no YouTube? Tem um montão de vídeos como esse!
https://youtu.be/JRx48dc1DuA?si=cOVyI23ziJGmLpmW

Leandro Castello Branco
Leandro Casttelo Branco

Leandro Castello Branco, coordenador do Saraswati Studio de Yoga no Rio de Janeiro, vive o Yoga há mais de duas décadas. Morou seis meses na Índia em 2006 e desde então teve a oportunidade de viajar estudando vedanta, yoga e meditação com diversos mestres como Swami Dayananda Saraswati, S.S. o Dalai Lama e o mestre zen Thich Nhat Hanh. É autor do "Guia Prático para o Coração do Yoga", que chegou a ser um dos mais vendidos da Amazon/Kindle na categoria "Saúde e Família" e hoje já formou mais de 520 professores de Yoga. Em 2017 iniciou um trabalho online que já impactou centenas de milhares de pessoas em cursos, workshops e palestras.

Me acompanhe nas redes sociais


Autor
Posts + populares
×