Blocos de Yoga – o que são e para que servem?

Se você já praticou yoga, provavelmente já ouviu falar sobre “props” em algum momento. Colocando de forma simples, essa palavra faz referência aos acessórios opcionais que ajudam os praticantes a aperfeiçoar suas posturas, evitar lesões e promover mais relaxamento em determinadas circunstâncias.

Pense neles como uma mistura de muletas e um carinho. Muletas, porque eles podem ser necessários por um tempo (a depender do foco do professor na prática) e carinho.. bem, porque é muito bom quando você usa uma almofada (ou cinco!) pra te ajudar a ficar realmente confortável numa postura!
Os props são como os melhores amigos no yoga (uma prática solitária em essência) – sempre lá para apoiá-lo, estender sua flexibilidade e ajudá-lo a alcançar um estado mais profundo de relaxamento. Hoje, vamos explorar alguns dos “props” mais comuns usados no yoga – blocos, cadeiras, mantas, cintos e bolsters – e como eles podem ser seus aliados na jornada do yoga.

Blocos: Amiguinhos Versáteis

Os blocos de yoga são como os canivetes suíços do mundo do yoga – simples, mas incrivelmente versáteis. Eles podem ser usados para apoiar suas mãos em posturas de pé, ajudar a alinhar sua coluna em posturas sentadas e fornecer estabilidade em várias posições. Se você é um iniciante ou tem dificuldades de flexibilidade, os blocos podem ser seus melhores amigos. Eles ajudam a reduzir a distância entre você e o chão, tornando as posturas mais acessíveis. 

Um simples bloco de madeira ou E.V.A. pode ser muito mais útil do que parece, até mesmo pelo fato de que você pode usá-lo em pé, de lado ou deitado (as três variações promovem uma distância cada vez menor para o chão). Até pelo seu preço reduzido, este é um dos principais e dos primeiros “props” a serem adquiridos, ao lado dos cintos. 

Cadeiras: Sentar é coisa do passado!

As cadeiras são ótimas para posturas de equilíbrio e alongamento. Elas oferecem suporte e estabilidade, permitindo que você se concentre na forma e no alinhamento em vez de se preocupar em não dar com a cara no chão.
Por exemplo, a postura da águia (Garudasana) pode ser desafiadora para muitas pessoas devido ao equilíbrio necessário. Colocar uma cadeira à sua frente e apoiar o pé no assento da cadeira torna a postura mais acessível, permitindo que você se aprofunde na posição sem se preocupar em cair. Além disso, as cadeiras são excelentes apoios para torções, pois as simplificam ao máximo. Uma opção, por exemplo, será apenas sentar-se de lado para o espaldar, segurá-lo com as mãos e torcer suavemente ao expirar. .

Mantas: Aconchego é bão!

As mantas são o refúgio perfeito do mundo do yoga. À parte o fato de que aquecem os alunos num shavasana no inverno, elas fornecem apoio e conforto em posturas de alongamento e relaxamento. Mais maleáveis do que os blocos, elas podem ser usadas como assento para elevar os quadris, quando a posição de pernas cruzadas não é tão confortável.
Se você tem dificuldade em alcançar o chão com as mãos em algumas posturas, uma manta dobrada sob as mãos também pode fazer toda a diferença, na falta de um bloquinho. As mantas também são usadas para manter o calor do corpo durante a meditação, tornando esses momentos ainda mais acolhedores. Além disso, uma manta bem posicionada pode proporcionar um apoio suave nas posturas de deitar (colocadas embaixo da cabeça) e nas posturas de inversão, como a postura da vela (Sarvangasana), ajudando a alinhar a coluna e o pescoço (colocadas empilhadas, abaixo do  pescoço).

Cinto: Alcançando Novos Limites

Ter um cinto de yoga é como brincar de ser um homem/mulher elástico. Ele ajuda a estender seu alcance, permitindo que você segure partes do corpo que normalmente estariam longe demais. Se você tem dificuldade em alcançar os dedos dos pés em posturas de alongamento sentadas ou em pé, por exemplo, o cinto pode ser seu aliado. Ele também é útil em posturas que envolvem torções, onde você pode usar o cinto para alcançar mais longe e obter um alongamento mais profundo. Além disso, o cinto pode ser usado para manter os pés juntos em posturas sentadas, promovendo o alinhamento e o alongamento adequado dos músculos da virilha.

Bolsters: o que é isso, meu Deus?

Os bolsters são os travesseiros redondinhos alongados do yoga – eles proporcionam conforto e tranquilidade nas posturas de relaxamento, como a postura do cadáver (Savasana). Colocar um bolster sob os joelhos durante a Savasana pode aliviar a pressão sobre a coluna e permitir que você relaxe mais profundamente. Ou, ao contrário, quando posicionados ao longo da coluna, promovem abertura do peito e dos ombros de forma passiva.
Os bolsters também são usados em posturas restaurativas, onde o objetivo é relaxar completamente o corpo e a mente. Eles ajudam a sustentar o corpo em posturas de relaxamento profundo, tornando essas práticas ainda mais restauradoras. 

Quando somados aos cintos, almofadas comuns e mantas, é possível sustentar por dezenas de minutos posturas onde você não duraria nem cinco!

Conclusão?

Agora que você conhece a mágica dos props de yoga, é hora de incorporá-los à sua prática. Lembre-se de que esses acessórios não são truques, mas ferramentas poderosas que podem melhorar sua postura, flexibilidade e, bem, facilitar à beça sua vida!
À medida que você aprofunda sua prática, os “props” podem ajudá-lo a alcançar novos patamares de conforto e consciência. Portanto, da próxima vez que você estender seu tapete de yoga, não se esqueça de trazer seus fiéis assistentes, afinal, você nunca sabe quando pode precisar!

Leandro Casttelo Branco

Leandro Castello Branco, coordenador do Saraswati Studio de Yoga no Rio de Janeiro, vive o Yoga há mais de duas décadas. Morou seis meses na Índia em 2006 e desde então teve a oportunidade de viajar estudando vedanta, yoga e meditação com diversos mestres como Swami Dayananda Saraswati, S.S. o Dalai Lama e o mestre zen Thich Nhat Hanh. É autor do "Guia Prático para o Coração do Yoga", que chegou a ser um dos mais vendidos da Amazon/Kindle na categoria "Saúde e Família" e hoje já formou mais de 520 professores de Yoga. Em 2017 iniciou um trabalho online que já impactou centenas de milhares de pessoas em cursos, workshops e palestras.

Me acompanhe nas redes sociais


Autor
Posts + populares
×