Quais os Benefícios do Yoga?

Imagine por um momento que você poderia ser um cara chamado Arthur Boorman (mas, acredite em mim – você não ia querer ser ele). Arthur era um veterano de guerra dos Estados Unidos que, devido a algumas lesões e às cirurgias que fez para tentar se recuperar, acabou impossibilitado de andar sem muletas.

Desiludido com a vida, ganhou mais de cinquenta quilos e, além de não poder andar, se tornou depressivo, triste e, segundo seu próprio depoimento, estava “somente esperando morrer”… (eu disse que você não ia querer ser ele)…

Arthur passava seus dias em casa sentado, vendo TV e não tinha nenhuma expectativa de melhora em vista.

No entanto… um dia sua vida mudou quando ele viu um anúncio falando sobre Yoga.

E a jornada que ele fez para alcançar sua cura passa por muitas das coisas boas que acontecem com quem se conecta com essa prática milenar e sobre as quais vamos falar aqui!

 

Benefícios do Yoga – Parece bom demais pra ser verdade?

 

Você já ouviu falar dos muitos benefícios do yoga, imagino. E se você já pratica, provavelmente começou à procura de alguns deles, que não são muito diferentes do que o Arthur queria, em essência: melhorar sua flexibilidade, acabar com dores nas costas e reduzir a ansiedade, por exemplo. 

E aí que a coisa fica legal – e meio inacreditável também. Sim, porque esses benefícios podem aparecer muito antes do que você espera, sendo que o melhor de tudo é que você não precisa ser uma contorcionista ou ter anos de prática pra começar a sentir isso tudo na pele. Imagina – o Arthur mal podia andar e até mesmo ficar em pé era um desafio!

Vamos dar uma olhada breve em alguns benefícios comprovados do Yoga:

  • melhora da flexibilidade e do equilíbrio corporal, 
  • fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiovascular, 
  • redução do estresse e da ansiedade, 
  • aumento da concentração e clareza mental, 
  • melhora da postura e redução das dores nas costas e pescoço, 
  • aumento da imunidade e redução do risco de doenças crônicas, 
  • melhora da qualidade do sono e 
  • promoção de uma sensação geral de bem-estar.

 

E aí? Bom demais pra ser verdade?
Não simplesmente acredite mim! 

Uma série de pesquisas, estudos e testes vêm sendo feitos por renomadas universidades e centros ao redor do mundo, comprovando os benefícios físicos e mentais da prática continuada de yoga.

Yoga e Ciência  – 30 minutos, 8 semanas e… uau!

Um dos estudos mais recentes e mais interessantes (na minha opinião) é o da universidade de Harvard, que não só conseguiu estimar o tempo que yoga e meditação levam pra fazer efeito, como comprovou algo inesperado…

Segundo essa pesquisa, feita com voluntários, leva mais ou menos 8 semanas para que as sessões de yoga e meditação de 30 minutos apenas comecem a dar efeitos impressionantes: melhora brutal no stress, na ansiedade, na percepção de uma realidade mais positiva. Não só isso, mas em termos da meditação, ficou comprovado que a própria estrutura do cérebro se altera, fisicamente! As áreas que são responsáveis por sensações de alegria e paz se tornam mais efetivas, e as que transmitem dor e tristeza são enfraquecidas. Mas, os estudos não páram por aí!

Yoga e força muscular

Por exemplo, existe um estudo da Universidade de Temple que destacou a melhora na força muscular como um dos principais benefícios do yoga. E se “melhora na força muscular” parece uma coisa meio indefinível, pense que aquela dor nas costas chatinha da qual você não sabe a causa pode ser consequência de um abdômen enfraquecido. Considere também que aqueles joelhos que doem podem também melhorar muito com quando se tem pernas mais fortes.

O mais fascinante é que esse benefício é obtido por exercícios sem impacto, totalmente adaptáveis e usando somente o peso corporal. Isso significa que você pode ficar forte sem precisar levantar um peso sequer (só o seu próprio)!

Além disso, a prática regular de yoga também pode aumentar a resistência muscular e a densidade óssea, especialmente importante para pessoas mais velhas que desejam manter a força e a mobilidade. Esse benefício vem através das permanências resistidas que jogam carga controlada sobre os ossos.

A flexibilidade é outro benefício notável do yoga, com muitas posturas focadas em alongar os músculos e melhorar a amplitude de movimento das articulações. Essa flexibilidade pode ajudar a prevenir lesões e dores, além de permitir que você execute melhor outras atividades físicas, como corrida ou musculação.

E, não sei se você já notou, mas flexibilidade, nessa vida, é tudo – física e mental! Pessoas flexíveis se adaptam ao ambiente, às adversidades, seus corpos suportam melhor situações de stress físico! 

Yoga e Postura (e posturas de yoga!)

Mas não vamos parar por aí! Sabe aquele pesadelo que todos nós temos de ficar presos em uma posição sentada o dia todo, seja por trabalho ou estudo, e acabar com uma dor nas costas que parece que vai nos partir ao meio? Pois bem, o yoga chega para o resgate! Com suas posturas que fortalecem as costas e o pescoço, ele pode ser a solução para esse problema moderno. Não é à toa que o yoga é comparado a uma sessão de fisioterapia! Quem diria, hein?

Incrível, né? Mas isso diz respeito a práticas focadas, “mano a mano” (um prof e um aluno), e em casos bem específicos! Então não dispense seu fisioterapeuta ainda!

E tem mais…!

E aí, você pensou que tinha acabado? Só que não! Ainda temos muito chão (ou melhor, tapete de yoga) pela frente.

Yoga também é um excelente remédio para a insônia. Isso mesmo! Se você é uma daquelas pessoas que ficam rolando na cama à noite, lutando contra o travesseiro e contando carneirinhos, o yoga pode ser a solução para suas noites insones. Estudos mostram que a prática regular de yoga pode melhorar significativamente a qualidade do sono. Isso porque ajuda a relaxar a mente e o corpo, diminuindo o estresse e a ansiedade, o que pode facilitar o sono. Então, se você está cansado de contar carneirinhos, que tal experimentar algumas posturas de yoga?

E estresse, então? Quem não sofre com ele hoje em dia, não é mesmo? Seja por causa do trabalho, da vida pessoal ou da situação mundial, o estresse parece estar em todo lugar. Mas não se preocupe! Muitas posturas e técnicas de respiração do yoga prometem especificamente acalmar a mente e reduzir o estresse. E adivinha só? Elas realmente funcionam! Pesquisas mostram que a prática regular de yoga pode reduzir significativamente os níveis de estresse, ansiedade, medo e depressão.

Além disso, a prática regular de yoga pode até mesmo melhorar a sua imunidade e reduzir o risco de doenças crônicas. Isso porque o yoga ajuda a reduzir a inflamação no corpo, que é uma das principais causas de muitas doenças crônicas. Então, se você quer um sistema imunológico forte e saudável, já sabe o que fazer, né?

Finalmente, mas definitivamente não menos importante, o yoga pode promover uma sensação geral de bem-estar. Sabe aquela sensação de paz e alegria que você sente depois de uma boa sessão de yoga? Pois é, isso não é apenas um efeito placebo. Estudos mostram que a prática regular de yoga pode melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar.

O yoga é como um super-herói dos exercícios, o verdadeiro “Super-Homem” (ou “Mulher-Maravilha”, se preferir). Ele não só dá a você a força de “marombeiro” (sem precisar levantar nada além do seu próprio corpo, que conveniência, não é?), mas também a elegância e equilíbrio de um bailarino e a calma e serenidade de um monge zen. Nada mal!

Com tantos benefícios físicos e mentais, o yoga é uma prática que pode trazer mudanças significativas para sua vida. Então, se você ainda não experimentou, por que não começar hoje mesmo?

Seja você um atleta de alto rendimento buscando melhorar a flexibilidade e a resistência, um profissional estressado buscando um pouco de paz e relaxamento, ou apenas alguém que quer se sentir melhor consigo mesmo, o yoga tem algo a oferecer. E lembre-se: todos esses benefícios vêm com o bônus adicional de serem apoiados por pesquisas e estudos científicos. Então, o que você está esperando? Por que não procurar agora mesmo no Google um studio perto de você? 😉

 

Leandro Casttelo Branco

Leandro Castello Branco, coordenador do Saraswati Studio de Yoga no Rio de Janeiro, vive o Yoga há mais de duas décadas. Morou seis meses na Índia em 2006 e desde então teve a oportunidade de viajar estudando vedanta, yoga e meditação com diversos mestres como Swami Dayananda Saraswati, S.S. o Dalai Lama e o mestre zen Thich Nhat Hanh. É autor do "Guia Prático para o Coração do Yoga", que chegou a ser um dos mais vendidos da Amazon/Kindle na categoria "Saúde e Família" e hoje já formou mais de 520 professores de Yoga. Em 2017 iniciou um trabalho online que já impactou centenas de milhares de pessoas em cursos, workshops e palestras.

Me acompanhe nas redes sociais


Autor
Posts + populares
×